História
O Guaraná Jesus foi criado em
1927, num laboratório pequeno em São Luís, pelo farmacêutico Jesus
Norberto Gomes e acabou virando um dos símbolos culturais do Maranhão.
Jesus Noberto Gomes nasceu em Vitória do Mearim, em
06 de junho de 1891. Aos 14 anos mudou para São Luís, capital do Estado
do Maranhão, na esperança de trabalhar em qualquer coisa e ganhar
dinheiro.
Seu primeiro emprego foi na farmácia Marques, do Dr.
Augusto César Marques, onde aprendeu em pouco tempo as receitas e logo
subiu de categoria. Na ânsia de vencer na vida, aos 20 anos comprou a
farmácia Galvão. A partir desse momento, começou a fabricar o injetável
contra a gripe intra-muscular “Gomegaya Jesus”, antigripal Jesus,
peitoral Jesus e Jesulina (pasta dentifrícia).
Com o passar dos tempos, criou uma seção de águas
gasosas e refrigerantes, iniciando as pesquisas para produzí-los. Então,
surge o primeiro produto GUARANÁ JESUS, que possuía leve sabor amargo e
não agradou a maioria dos degustadores. Obstinado, continuou as
experiências, logo chegando à fórmula da Kola Guaraná Jesus, muito bem
aceita pela cor e pelo sabor.
Em 1980, a família do Sr. Jesus vende a marca à Companhia
Maranhense de Refrigerantes e, em 2001, a marca passa a fazer parte do
portifólio de produtos da Coca-Cola.
Em 2008, Renosa e Coca-Cola dedicaram-se a um estudo sobre o
Guaraná Jesus, que resultou na renovação da identidade visual da marca e
embalagens do produto, através de uma campanha que teve a participação
da população. Foram apresentadas três opções para o novo rótulo. A
escolha da nova identidade foi feita pelos consumidores por meio de
votos pela internet e por SMS. O modelo vencedor, criado pela agência
Dia Comunicação, foi inspirado nos azulejos coloniais portugueses de
São Luís, que recebeu Ouro pela melhor estratégia de marketing no Prêmio
Internacional de Excelência em Design (o Idea).
O produto é apresentado em garrafas PET, garrafas de vidro e em
lata, em tamanhos que variam de 200ml a 3L. No rótulo do Guaraná Jesus,
os elementos gráficos cor de rosa representam a própria cor do produto e
a marca “Jesus” lembra a assinatura do seu criador, remetendo às suas
origens artesanais.
Em 2011, atendendo a uma demanda crescente dos
consumidores por produtos sem açúcar, a Renosa e a Coca-Cola trouxeram
uma novidade para os apreciadores do Guaraná Jesus: o Guaraná Jesus Zero
Caloria. A nova versão preserva o sabor tradicional e autêntico do
produto, com traços de cravo e canela, porém sem adição de açúcar. A
versão Zero Caloria é apresentada nas embalagens Lata 350ml e garrafa
PET 2L.
Nenhum comentário:
Postar um comentário