segunda-feira, 13 de agosto de 2012

São luis: Artesanato e Festas


SÃO LUIS

Artesanato e Artes
CEPRAMA-Centro de comercialização de produtos artesanais:
O CEPRAMA é o mais importante núcleo de distribuição de artesanato de todo o Estado. Funciona num casarão de aproximadamente 3.000 m², antigas instalações da Companhia de Fiação e Tecelagem de Cânhamo, onde hoje se comercializa artesanato das mais diversas formas. Nos períodos junino e carnavalesco, serve de palco para apresentações folclóricas.

Festas
Carnaval:

O Carnaval de São Luís é marcado por características muito próprias que se revelam nos batuques, nas brincadeiras e nos personagens que tomam conta das ruas nos dias de folia. São manifestações diversificadas de ritmos, danças, coreografias e participação espontânea da população que se desloca pelos circuitos organizados no centro de São Luís e bairros da Capital. Há os blocos tradicionais que têm como marca imensos tambores - chamados de contratempos – e um samba tema bastante cadenciado, com boa dose de romantismo.
Os blocos, que tocam marchinhas e músicas que já se tornaram típicas do carnaval maranhense é a grande pedida. São blocos alternativos que arrastam multidões animadas por uma banda em cima de um  trio elétrico, com músicas compostas especialmente para o período. Máquina de Descascar Alho, Bicho Terra, Vagabundos do Jegue, Jegue Folia, Siri Kumkãimbra, Esbandalhada, são alguns dos nomes inusitados destas bandas.
Outra brincadeira carnavalesca bastante conhecida é o chamado bloco organizado, que se assemelha às escolas de samba e compete no desfile oficial.
Neste período, as manifestações populares fazem do carnaval maranhense uma explosão de alegria e tem como raiz a herança deixada pelos negros, índios e brancos que podem  ser sentidas nos grupos conhecidos como “tribos de índios”, os grupos de cultura afro, o tambor de crioula, a casinha da roça, tem ainda o baralho, o corso e cordão de ursos.

São João:
Trata-se da principal festa popular do Maranhão e seguramente uma das mais grandiosas do Brasil. Tem início dia 13 de junho, dia de Santo Antônio. Segue-se o dia de São João (24), São Pedro (29) e São Marçal (30 de junho). Nessa época a cidade fica repleta de arraiais e grande parte da população é envolvida nas comemorações.
A maior atração deste período é o bumba-meu-boi, a mais importante manifestação folclórica do Estado, que distribui exuberância com seus ritmos, danças e cores. O bumba-meu-boi surgiu no Brasil em fins do Século XVIII, no Nordeste, sendo gradualmente incorporado pelas comunidades rurais.
No Maranhão esse processo de assimilação gerou um espetáculo de grande riqueza dramática e musical. O auto popular do bumba-meu-boi conta a história de Catirina, uma escrava que leva seu homem, o nego Chico, a matar o boi mais bonito da fazenda para satisfazer-lhe o desejo de grávida: comer língua de boi.
Descoberto o malfeito, o Amo (que encarna o fazendeiro, o latifundiário, o “coronel”, a autoridade) ordena que os índios capturem o criminoso, que, trazido à sua presença, representa a cena mais hilariante da comédia (e também a mais crítica no sentido social). Para ressuscitar o boi, chama-se o doutor, cujos diagnósticos e receitas estapafúrdias ironizam a medicina. Finalmente, ressurgido o boi e perdoado o negro, a pantomima termina numa grande festa cheia de alegria e animação, em que se confundem personagens e assistentes.
Um dos momentos mais empolgantes da festa é quando, no dia de São Pedro, todos os grupos de bumba-meu-boi que brincam na ilha vão até a capela de São Pedro, no bairro da Madre Deus, para pagar promessas e prestar homenagens ao Santo. Neste período acontecem também outras manifestações folclóricas como a quadrilha, o lelê, o caroço, o cacuriá e o tambor de crioula.

Festa da Juçara:
No mês de outubro, no Maracanã, zona rural de São Luís, acontece a tradicional Festa da Juçara. Há meio século, maranhenses e turistas se reúnem para se deliciar da juçara (açaí) com camarão seco, farinha e da forma que o paladar considerar mais apropriado. Além da fartura da fruta, há apresentações de grupos folclóricos, como o Boi de Maracanã (bumba-meu-boi). A riqueza da vegetação do Maracanã e as trilhas ecológicas são admiradas pelos amantes da natureza que visitam o lugar.

Festas Religiosas
Paixão de Cristo:
A Paixão de Cristo é encenada em São Luís, no bairro do Anjo da Guarda há 25 anos. O espetáculo é realizado em um teatro ao ar livre, tendo como fundo uma muralha de pedras com setenta torres, com sete metros cada uma, onde estão instalados nove palcos que narram cada parte da vida de Jesus Cristo. São 1.200 pessoas envolvidas, entre atores, figurantes, produtores e técnicos. A encenação recebe um público estimado de 100 mil expectadores.

Divino Espírito Santo:
Festa que relembra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos é uma das mais expressivas do cenário cultural e religioso do Maranhão, principalmente em São Luís e Alcântara. Em São Luís é muito valorizada nos Terreiros de Mina – culto religioso de origem africana marcado por tambores e por um bailado que transcendem beleza e magia. É realizada no mês de maio, no Domingo de Pentecostes.

Um comentário: