Barroco
O Barroco começa a partir do ano de 1600 e todas as
manifestações entre essa data e 1700 estão inseridas em um contexto assimétrico
e rebuscadas das obras barrocas. Segundo alguns autores, a palavra “barroco”
deriva da palavra “verruca” do latim, que significa elevação de terreno em
superfície lisa. Toda pedra preciosa que não tinha forma arredondada era
chamada de barrueca. Logo após, toda e qualquer coisa que possuía forma
bizarra, que fugia do normal, era chamada de baroque. O poeta italiano Giosuè
Carducci foi quem, em 1860, adjetivou o estilo da época dos Seiscentos,
referindo-se às manifestações artísticas ocorridas a partir do ano de 1600,
como sendo barroco. Então, apesar de não possuir características unânimes em
todas as obras, o barroco passou a ser a denominação dos artistas e escritores
da referida época.O Barroco ou Seiscentismo teve início em Portugal
com a unificação da Península Ibérica, fato que acarreta ao período intensa
influência espanhola, e também faz surgir outra denominação para o período,
Escola Espanhola.
Portugal estava em decadência nos últimos vinte
e cinco anos do século XVI, o comércio tornava Lisboa a capital da pimenta, no
entanto, a agricultura estava abandonada e as colônias portuguesas, inclusive o
Brasil, não deram riquezas imediatas. Pouco tempo depois, com o desaparecimento
de D. Sebastião, Filipe II da Espanha consolidou a unificação da Península
Ibérica, o que possibilitou e favoreceu o avanço da Companhia de Jesus em nome
da Contrarreforma, o que ocasionou a permanência de uma cultura praticamente
medieval na península, enquanto o restante da Europa vivia as descobertas
científicas de Galileu, Kepler e Newton, por exemplo.É durante este quadro cultural europeu que o estilo Barroco surgiu, em meio à crise dos valores renascentistas, ocasionada pelas lutas religiosas e dificuldades econômicas. O contexto assimétrico e rebuscado do barroco, citado anteriormente, é reflexo do conflito do homem entre as coisas terrenas e as coisas celestiais, o homem e Deus, antropocentrismo (homem no centro) e o teocentrismo (Deus no centro), pecado e o perdão, enfim, constantes dicotomias.
No Barroco podemos classificar dois estilos literários: O Cultismo e o Conceptismo.
• Cultismo – caracterizado pela linguagem culta, rebuscada, ligado à forma, jogo de palavras, com influência do poeta espanhol Luís de Gôngora, e por isso, chamado também de Gongorismo.
• Conceptismo – caracterizado pelo jogo de ideias, ligado ao conteúdo, raciocínio lógico, com influência do espanhol Quevedo, e por isso, chamado também de Quevedismo.
Postado por Lourdes Maria
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