quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Natalia Moraes

DICAS DE REDAÇÃO

    * Formato da redação:
O formato escolhido pela banca do Enem é a dissertação-argumentativa. Esse gênero textual possibilita que o estudante construa uma tese inicial e a defenda com argumentos ao longo do texto. O aluno não pode simplesmente expor informações ou dados. Ele deve se posicionar e deixar claro o seu ponto de vista.

  * Treino é essencial:
Depois de conhecer a estrutura de uma dissertação-argumentativa, é importante colocar seu conhecimento em prática. O essencial é fazer uma redação por semana. Até a prova, o estudante deve pegar o ritmo de produção de texto para aprimorar sua escrita. Isso será importante para você ver quais são suas dificuldades e corrigi-las a tempo.
Simule as condições do exame: o mesmo gênero de texto e o limite de 30 linhas. O treino será importante para calcular quanto tempo você leva para fazer uma redação na estrutura do Enem. Com a prática, você irá produzir textos cada vez mais rápido, sobrando, assim, mais tempo para se dedicar às questões do exame.

* Cuidados para evitar a anulação:
Um dos maiores motivadores da anulação de uma redação é a fuga ao tema. Para não correr o risco de levar zero na prova, a dica é prestar atenção nos textos de apoio, divulgados junto com a proposta de redação. A função desses textos, junto com o tema, é mostrar para o estudante qual é o limite da discussão. A partir disso, é possível identificar qual o recorte temático e verificar se o assunto é mais amplo ou mais restrito.
E, para compreender bem os textos de apoio é preciso treinar a leitura. Candidatos que fogem do tema geralmente tem dificuldades de interpretação. A dica é reforçar o hábito de leitura, principalmente de revistas e jornais, de forma integrada à rotina do estudante.
Você pode tomar alguns cuidados para evitar a anulação de sua redação. Confira abaixo:

  Motivos que podem fazer uma redação levar nota zero:
  • Fugir do tema
  • Não fazer uma dissertação-argumentativa
  • Não respeitar os valores humanos e a diversidade sociocultural
  • Não apresentar texto escrito na folha de redação (cuidado para não se esquecer de passar seu texto do rascunho para a folha definitiva!)
  • Ter até sete linhas, que é considerado como “texto insuficiente”
  • Apresentar linhas com cópia dos textos de apoio, que serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas
  • Ter desenhos ou outras formas propositais de anulação

Nenhum comentário:

Postar um comentário