quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Micro aula - Ricardo Filipe


Aula sobre gênero dos substantivos


Pergunta: Como falar com crianças de 2ª série sobre gênero de substantivo, de uma forma simples e prática?

Uma criança de 2ª série (entre 6 e 8 anos?) já domina muitos conhecimentos, portanto já tem um vocabulário bem rico. Mesmo que sejam crianças de 5ª ou 6ª séries, a abordagem para o prática de gênero pode ser feita da mesma forma, ou seja, explorando oralmente o assunto dentro do universo de conhecimento deles, até atingir um domínio de entendimento. Depois é que se passa para a atividade escrita: “ a minha escrita é a concretização dos meus pensamentos".

Por exemplo, faça uma brincadeira sobre o que é masculino e feminino – você é a mediadora, fica na lousa e registrapalavras nos campos devidos. Fale naturalmente as palavras substantivo, gênero masculino, feminino. No meio da brincadeira os alunos vão se familiarizando com os nomes.

Coisas masculinas e femininas:

- Proponha uma brincadeira para explorar ao máximo palavras conhecidas e que precisam do 'a' ou de 'o' antes dela. E você sugere uma palavra para estimular a atividade – exemplo:

– você diz 'cachorro', e em seguida, pergunta: eu digo 'o cachorro' ou 'a cachorro'? Dinamize a atividade, escrevra na lousa 'o cachorro' e propõe, em seguida, a exploração do correspondente feminino “a cachorra' e assim fica a imagem:

o cachorro
a cachorra

Estimule-os a lembrarem de outras palavras, ajude-os, desperte o interesse. Que mais? - 'leão'. Após a nova exploração, continue o seu quadro: 

o cachorro
a cachorra
o leão
a leoa

Continue a brincadeira: - 'lobo':

o cachorro
a cachorra
o leão
a leoa
o lobo
a loba

Se eles disserem uma palavra que contenha apenas um gênero – ótimo! Exemplo: janela. Registre-a na coluna do gênero correspondente e deixe um traço no outro gênero. Conclua dizendo, ah.. então 'janela' só tem um gênero – o feminino – ok, vamos registrar. E o seu quadro fica assim: 

o cachorro
a cachorra
o leão
a leoa
o lobo
a loba
--
a janela

Aproveite e explore que, igual ao exemplo de 'janela' as coisas, objetos têm o seu próprio gênero. Faça um olhar sobre os gêneros das coisas na língua portuguesa (garfo, faca, toalha, lençol, jornal, lápis, borracha, etc).

Também vá despertando a atenção para a construção do feminino e/ou masculino, na medida em que os exemplos forem sendo registrados - aqui acrescentou um 'a', alí trocou 'ão' por 'oa', trocou o 'o' por 'a', e assim por diante. Vá chamando a atenção para as diferenças.

Muitas coisas podem ser exploradas:
Vamos dar uma olhada nas palavras que terminam com '-ão'? (vichi, isso complica um pouco, mas vamos lá!):


o cidadão
cidadã
o anão
a anã
o sabichão
a sabichona

Ah, os que terminam em '-or' são muito fáceis!:

cantor
cantora
pastor
pastora

E os que terminam em '-ês'?:
o japonês – a japonesa // o camponês – a camponesa?


E como eu faço com as palavras – estudante, artista, cliente? - Sabiam que só o artigo define quem é quem?
o estudante (masculino) / a estudante (feminino).


Quando eu digo a palavra 'criança' preciso colocar artigo feminino ou masculino antes dela?:
A criança está feliz. ( é menino ou menina?)
A testemunha não compareceu no dia do julgamento. (era homem ou mulher?)


E a cobra como fica? E o jacaré?
Cobra macho – cobra fêma.


E assim, passe algum tempo, explorando os diversos gêneros até onde você pretende delimitar o assunto. Aproveite e diga que esses substantivos que usam 'macho' e 'fêmea' são substantivos com um nome bem complicado (epicenos), parece nome de rottweiler – passa, epiceno!

A partir dessa atividade oral, o professor vai ter condições de passar para as atividades escritas, do livro didático ou de outro material impresso e tudo fica mais fácil.

Esperamos ter ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário