quarta-feira, 15 de agosto de 2012

São Luís - Ricardo Filipe


Folclore


O folclore maranhense é rico, com notória influência portuguesa nos costumes, na língua e nos hábitos; do elemento negro nas danças, folguedos, culinária, música e repiques dos tambores; do índio, no balanço da rede, banho diário, mitos e simplicidade.

Destacam-se no folclore do Maranhão:

Cacuriá - Bastante prestigiada durante os festejos juninos pela sua sensualidade e cantigas "engraçadas". É uma dança de roda com acompanhamento de instrumento de percussão.

Dança do Lelê ou Pela Porco - Dança de possível origem européia fixada no Maranhão em fins do Século passado. Possui coreografia bastante variada e espontânea. Sua música é executada através de instrumentos, que variam de acordo com a região, e canto.

Dança do Côco - Nasceu do puro canto de trabalho nos babaçuais. É uma dança de roda cantada, acompanhada de palmas, pandeiros, ganzás e cuícas. Sua coreografia é complexa, com sapateados e rodas batidas e o coco induz uma tarefa coletiva, uma espécie de mutirão, um convite à quebra do coco.

Tambor de Crioula - Nesta manifestação destaca-se a presença de vibrantes formas de expressão corporal, apresentada principalmente pelas mulheres. Sua coreografia é desenvolvida no interior de um círculo, formado pelas dançantes, cantadores, tocadores e acompanhantes. O ponto culminante da coreografia entre as mulheres é a Punga que se constitui em um convite para entrar na roda através de um cumprimento, geralmente no abdômen, entre a pessoa que está no centro e a que foi convidada para o círculo.

Bumba-meu-boi - Culto popular de raízes européias que, ao chegar ao Brasil sofreu processo de aculturação das festas afro-negras. Ligada ao ciclo do gado, a brincadeira se proliferou por todo o país. No Maranhão, apresenta-se em três sotaques: matraca, zabumba e orquestra. É a maior expressão do folclore maranhense, um espetáculo mágico de ritmos e cores, com apresentações de julho a setembro.

Reggae - Nos últimos anos, São Luís vem se tornando conhecida por sua efervescência neste ritmo caribenho (jamaicano) que infiltrou-se na cidade pela periferia e atualmente é um dos sons mais escutados na ilha. O grande diferencial do reggae em São Luís é o fato da sensualidade ser mais forte pois dança-se o mesmo "agarradinho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário